A criação do estilo e suas características hoje.

O Shintoryu Budo foi fundado por Hibino Raifu no ano 23 da era Meiji. Esta técnica de espada foi iniciada por Raifu Hibino em 1890.

Na época posterior à transição do shogunato para o império,a cultura ocidental estava em grande evidencia e poucos se interessavam pelas artes marciais.

Decepcionado com esta postura,o patriarca criou o Shinto Ryu. Ensinava o Iai Do e o Iai Battojutsu, ao mesmo tempo em que procurava uma forma de aprofundar a técnica.

No ano de 1889 assistindo a uma competição de Kendô na universidade de Teikoku, o fundador veio a saber que na China os guerreiros atacavam seus inimigos ao ritmo de poemas que incitavam uma atitude marcial e o espírito de batalha. Motivado por esta informação o patriarca Hibino pesquisou e criou o Shinto Ryu Kembu Jutsu, arte marcial que une a dança às técnicas da espada.

Atualmente o Shinto Ryu desenvolve técnicas de Kembu-Do, Iai-Do, Iai-Do Batto-jutsu e Shibu-Do.

É uma Escola Tradicional amplamente reconhecida no Japão. O nome de Hibino Raifu se encontra na lista “Gendai Jimmei Diten” de personalidades desse pais.

ShintoRyu visa o aprimoramento Físico e espiritual dos estudantes. Pratica-se para lapidar o espírito e o treinamento tem como objetivo o desenvolvimento humano e a aplicação desse conhecimento na vida diária que pode ser usado na política, na literatura, etc.

É uma filosofia de vida,uma filosofia marcial.















O Shinto Ryu Budo se expressa através de 4 aspectos.

- Kenbu-Do

- Iai-Do

- Shibu-Do

- Iai-Do Batto-jutsu.

Kenbu-Do - Dança que representa momentos da historia, os guerreiros do Japão e suas sagas. A estética dessa técnica, o sentimento que transmite e o dramatismo decorrente da ação nos Katas leva gradativamente ao praticante entender o Bushido e começar a usar na sua vida. Além do Iaito ou espada especial para treino, se utiliza o Leque.

Iai-Do - A espada interna, aqui o conceito de Shinto como espada espiritual é trabalhado e o aluno começa a lidar e vencer seus inimigos internos, aqueles que o afastam de seu centro e harmonia com o entorno e que anulam sua capacidade de discernir e plasmar suas decisões.

Iai-Do Batto-jutsu - Desenvolvimento do discernimento, da imaginação, atenção e memória através do correto uso da espada . O domínio da Katana se expressa principalmente na eficiência do Tameshgiri (corte). O programa compreende Katas , Tameshigiri e Kumidachi (Aplicação dos Katas).

Shibu-Do - Poemas marciais com cânticos e danças utilizando dois Leques. Com a intenção da exaltação do espírito da espada.

Shigin - Forma de poesia tradicional Japonesa com padrão próprio para os versos e som.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Shugyo 2011 - Visita ao Templo Sojiji


Túmulo do Kaiso Hibino Raifu


Shihan César Ortiz e o Sandan Michael Q. com o Sôke Hibino Massaharu


Bokuto do Kaiso Hibino Raifu


Bokuto do Kaiso Hibino Raifu


Bokuto do Kaiso Hibino Raifu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinto Ryu Budo Tameshigiri

Os Mestres da Espada Japonesa no Brasil (2008)

Shintoryu Iai Do Battojutsu Tameshigiri

Shintoryu Shibudo